![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjWo3XNMOGm3_q67_9aoINUWWpEg_VZglEp5ZQt_hFFudVbrlRDI-C2pUIOZViX12GQ0OCIvhOUSSa5uJwK5bv47Me1voerAQU4U_WhC8DuYOE2QKTPLBB9zE88DyWvND1c3ZYjDwCNvgOk/s400/SA+DA+BANDEIRA.jpg)
QUANDO DECIDI FAZER ESTE ARQUIVO DE FOTOS, REUNINDO OS PRINCIPAIS TRABALHOS DO CLÁUDIO NO TEATRO E NO CINEMA, ENCONTREI LOGO DE SAÍDA, UMA GRANDE RESISTÊNCIA (oposição) DE SUA PARTE. ELE ARGUMENTAVA QUE ERA TOLICE JUNTAR EM UM ARQUIVO, AS LEMBRANÇAS EVOCADAS POR UMA PEQUENA QUANTIDADE DE FOTOS. EU, POREM, JÁ CONTAVA COM A REAÇÃO DELE, SEMPRE AVESSO À PUBLICIDADE E À RECORDAÇÕES.
O PRIMEIRO PROBLEMA QUE ENFRENTEI FOI QUE O CLÁUDIO NUNCA HAVIA GUARDADO REGISTROS, FOTOGRÁFICOS OU NÃO, DE SUA PASSAGEM PELO TEATRO. DURANTE TRÊS DÉCADAS O SEU NOME EXERCEU GRANDE FASCÍNIO JUNTO A UM PÚBLICO QUE LHE FOI FIEL ATÉ O DIA EM QUE O ATOR DECIDIU ENCERRAR A SUA CARREIRA E VIVER NUM AFASTAMENTO MÁGICO, POVOADO DAS SUAS GRANDES PAIXÕES: MÚSICA, LITERATURA, POESIA E AMIGOS, ALEGANDO APENAS QUE CHEGARA A HORA DE PARAR ( "sempre fui deliciosamente preguiçoso" - disse-me um dia).
DESDE 1964, QUANDO ESTREOU EM "SONHO DE UMA NOITE DE VERÃO" DE SHAKESPEARE, NO TABLADO, SOB A "REGÊNCIA" (expressão dele) DE MARIA CLARA MACHADO, DIRIGIU E ATUOU EM DEZENAS DE REALIZAÇÕES PARA O PALCO. NO INICIO SE DEDICAVA PRINCIPALMENTE À DIREÇÃO. MAS, EM 1980, QUANDO FUNDAMOS O "TEATRO CARIOCA DE CÂMERA", NEILA TAVARES, ISOLDA CRESTA, ELE E EU, FICOU DECIDIDO QUE O CLÁUDIO TERIA, NA COMPANHIA, SOMENTE A FUNÇÃO DE ATOR. PARA ISSO, SEGUINDO SUGESTÃO SUA, ACEITA POR NÓS, O REPERTÓRIO SERIA COMPOSTO SÓ DE TEXTOS IMPORTANTES, MESMO QUANDO NÃO HOUVESSE POSSIBILIDADE DE ÊXITO COMERCIAL. ÉRAMOS ENTÃO, SUFICIENTEMENTE "LOUCOS" PARA POR EM PRÁTICA ESTE SONHO. FIZEMOS, NO ENTANTO, ESPETÁCULOS DE SUCESSO, COM PEÇAS DE AUTORES COMO SHAKESPEARE, DOSTOIEVISKY, NELSON RODRIGUES, SÓFOCLES, GOETHE, GEORG BÜCHNER, CARLOS HENRIQUE ESCOBAR, MURILO DIAS CEZAR, GASTÃO TOJEIRO E MUITOS OUTROS DE QUALIDADE INDISCUTÍVEL.
O PEQUENO ACERVO AQUI REUNIDO, FOI O QUE CONSEGUI GARIMPAR COM A AJUDA DE COLEGAS E AMIGOS DA IMPRENSA.
QUANDO, HESITANTE, EU LHE DISSE QUE HAVIA TERMINADO ESTA COMPILAÇÃO, ELE PERGUNTOU COM SEU TOM PECULIAR:
- SERÁ QUE VÃO PENSAR QUE FUI EU O AUTOR DESTA IDEIA CABOTINA? ACHO QUE SIM, PORQUE VOCÊ COLOCOU TODA A TRALHA NO GOOGLE, COM O MEU NOME. VÃO ACHAR QUE EU ME DEI AO TRABALHO DE PROCURAR FOTOS MORTAS, DE UM TEMPO VIVO.
NÃO LHE DEI OUVIDOS E PUBLIQUEI A PESQUISA FOTOGRÁFICA NESTA PAGINA. É TUDO MUITO INCOMPLETO, MAS PENSO QUE PODE OFERECER UMA IDEIA, MESMO QUE PÁLIDA, DA CARREIRA DO CLÁUDIO GONZAGA, PREMATURAMENTE ENCERRADA VOLUNTARIAMENTE. ELE HOJE SE DEDICA AO MAGISTÉRIO EM ARTE DRAMÁTICA E GARANTE QUE ESTA É A SUA MELHOR PERFORMANCE.
" ALGUÉM TEM DE ORIENTAR OS PRIMEIROS PASSOS DO JOVENS ATORES E ESTIMULAR AS SUAS VOCAÇÕES, NEM QUE ESTE ALGUÉM SEJA EU" - FOI O QUE DISSE RINDO AO FINAL DE UMA DE SUAS PALESTRAS.
AS CONFERENCIAS ANIMADÍSSIMAS QUE FAZ PARA ESTUDANTES, SÃO OVACIONADAS AO FINAL, DANDO A IMPRESSÃO DE QUE ACABOU DE ACONTECER ALI, A APRESENTAÇÃO DE UM CANTOR DE ROCK AND ROLL. INGLÊS NATURALMENTE.
Paulo Afonso de Lima.
ALGUM TEMPO DEPOIS DE ESTAR ESTA PAGINA TERMINADA, O GONZAGA PASSOU A RECEBER CONVIES DO TEATRO ESPANHOL E PERTUGUÊS, PARA SE APRESENTAR. ELE ACEITOU, DIZENDO QUE: "TENDO A EUROPA UMA TEMPERATURA MAIS BAIXA DO QUE O BRASIL, É POSSIVEL PENSAR EM ESTAR EM CENA COM MAIS CONFORTO".